Sala de Imprensa Press Releases

Buscar  
15/6/2015

Prótur: Movimento Pró-Turismo de Itu

Em abril de 2003, um grupo de entusiastas locais convidados por Neca Setúbal e Paulo Almeida Prado, se reuniu para debater o futuro do turismo da cidade, foi quando surgiu o Movimento Pró-Turismo. Deste encontro, muitos outros aconteceram, fazendo com que o movimento tivesse como sua primeira ação, eleger um logotipo símbolo do turismo ituano, quando milhares de pessoas participaram. Após alguns meses, nasce definitivamente a PRÓTUR, como Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu, uma entidade que visa divulgar e organizar o setor de turismo na cidade. A união dos empreendedores de campings, fazendas, hotéis, pousadas, agências de turismo e meios de comunicação, possibilitaram o fortalecimento de uma entidade séria que contribui com o desenvolvimento sustentável da cidade e sua efetivação como destino turístico. Desde julho de 2004, a PRÓTUR é declarada de Utilidade Pública, pela lei nº 582.

Atendimento Prótur
(11) 4013-0604 | protur@itu.com.br

Itu

Fundada em 1610, pelos bandeirantes Domingos Fernandes e Cristóvão Diniz, “Utu Guaçu” foi habitada por índios e começou o seu desenvolvimento como entreposto comercial. Já foi uma das vilas mais ricas do Estado e por isso, apresenta em algumas de suas igrejas belos exemplares da arquitetura barroca.

A cidade tem em sua história marcas representativas, que pelas ruas, casarões, museus, fazendas e espaços culturais, se tem a certeza de ser uma Estância Turística.

As fazendas centenárias dos ciclos do café e do açúcar são mantidas até hoje e foram transformadas em charmosos hotéis fazendas ou espaços de lazer, com atividades voltadas para o turismo rural. Em meio ao verde e a história, os turistas podem cavalgar, descansar, andar por trilhas, ou simplesmente, conhecer a culinária caipira.

No centro histórico, os museus e igrejas detalham um pouco da história do município com o catolicismo, a Igreja Matriz, por exemplo, data de 1870, e é considerada o maior monumento do barroco paulista. O Museu Republicano conta a trajetória do Partido Republicano Paulista e de como a cidade passou a ser chamada de “Berço da República”.

Pode-se dizer que Itu tem turismo para todos os gostos.

Confira os associados da PRÓTUR e conheça a cidade

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

imprensa@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ROOFTOP 5 - CENTRO DE CONVENÇÕES
  Arquitetura Humana
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter