CCBB São Paulo – programação de setembro

ccbbEm setembro, o CCBB São Paulo expõe obras dos mais renomados artistas da vanguarda russa, na exposição “Virada Russa: A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo” e promove a fusão do tango com a música eletrônica no evento “Ponte Aérea Portenha – Eletrotango”

Com a exposição Virada Russa: A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, o CCBB recebe, a partir de 15 de setembro, um acervo até então apenas acolhido por grandes museus da Europa. São mais de 100 obras, entre telas, cartazes, esculturas e figurinos, que ajudaram a constituir, junto com as vanguardas francesas, os fundamentos da arte moderna. Entre as raridades expostas estão clássicos como Promenade, de Chagall, que representa um momento lírico dentro do surrealismo; três quadros de Malevitch, que marcam o começo do verdadeiro rigor geométrico na pintura; obras de Kandinsky – como Cruz Azul e São George II, que marcam o ponto de partida para a pintura abstrata; a vertente construtivista de Tatlin, com a obra Contra-relevo de Esquina, que traduz o novo mundo industrial; além das obras de Rodchenko – Círculo branco e Sem objeto. Entrada Franca.

O evento Ponte Aérea Portenha – Eletrotango traz ao CCBB uma mostra representativa do novo tango argentino, com a fusão deste estilo com a música eletrônica. No dia 22, acontece o show do Grupo Tanguetto, detentor de um disco de ouro em 2005 e indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental. No dia 29, é a vez do grupo Otros Aires, que apresenta um espetáculo audiovisual, onde se une a estética portenha do começo do século passado com as várias vertentes da música eletrônica.

O evento No Centro da Arte leva música, arte circense, dança e teatro para espaços ao ar livre. Em 04 e 05 de setembro, às 12h30, a Cia Cênica Nau de Ícaros apresenta, na PRAÇA DO PATRIARCA, o mais novo espetáculo do grupo: Cidade dos Sonhos. Entrada Franca

No cinema, o CCBB realiza, até o dia 06, a mostra Do Novo ao Novo Cinema Argentino – Birra, Crise e Poesia, com a exibição de filmes de dois diferentes períodos: de 1954 a 1964, do chamado Nuevo Cine (Novo Cine) e do que teria sido a “retomada”, de 1997 aos dias de hoje. De 09 a 20 de setembro, a mostra No Crepúsculo de Winnipeg: O Cinema de Guy Maddin faz uma retrospectiva completa da obra do cineasta canadense, um dos mais ousados e excêntricos diretores do cinema independente contemporâneo. São exibidos os 9 longas-metragens do diretor e seus 24 curtas-metragens. Além dos filmes realizados por Guy, são exibidos ainda dois documentários sobre ele e um curta realizado em sua homenagem.

Dia 22, às 19h30, o programa Arte/Inconciente, da área de Idéias, traz o cineasta Walter Carvalho e a atriz Sandra Corvelone para discutirem o tema Luz e Sombra no Cinema Nacional, com a mediação de Daniel Piza. Entrada franca

Em setembro, inicia o projeto Corpo em Aberto, que até dezembro promove seis debates entre antropólogos, sociólogos, historiadores, escritores, artistas, formadores de opiniões, médicos e psicanalistas para discutir a relação do corpo com diversos temas, tais como, raça, arte, gênero, envelhecimento, psicanálise e cultura. Dia 29, às 19h30, acontece o primeiro encontro, com o tema Corpo Raça e a participação da antropóloga Yvonne Maggie, do escritor e roteirista Paulo Lins e da socióloga Márcia Lima. Entrada franca.

Três peças teatrais são apresentadas no Festival Cena Contemporânea – Mostra São Paulo, que é uma extensão do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que ocorre na cidade de Brasília desde 1995. De 03 a 06 de setembro acontece a peça Tercer Cuerpo (Buenos Aires – Argentina) e, de 10 a 13 – El País de las Maravillas (Uruguai). Ambas as peças são apresentadas em espanhol, com legendas em português. A participação brasileira ocorre de 17 a 20 de setembro, com o Grupo Cena apresentando a peça “Dinossauros”

Para a garotada, o CCBB permanece com uma programação variada:

O programa regular O Dia da Família, que agrega cena teatral, exibição de filme e oficina recreativa traz, dia 27, às 15h, o tema Inventar com a exibição do filme O Calhambeque Mágico, de Ken Hughes e a oficina Bugigangas e Traquinagens com Daniel Warren. Entrada franca.

Os visitantes também podem participar das atividades oferecidas pelo Programa Educativo do CCBB, que sem deixar de lado a formação crítica dos participantes, proporciona momentos de lazer cultural.

Confira programação

CCBB SP – sinopses – SETEMBRO
CCBB SP – calendário – SETEMBRO

Fonte: ACCBB/SP – Associação de Amigos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

0 comentário

Comente primeiro:

 

Comente também