Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Abril/2015 - Toni Sando

O que o visitante quer experimentar ao participar de um evento?

Como manter vivo o interesse do público de eventos, encontros, congressos e exposições, antes, durante e depois de sua realização? Como cultivar em cada participante o desejo de regressar e de fazer uma boa propaganda para seus colegas, amigos e familiares da experiência vivida?

Cheguei à conclusão de que é tudo uma questão de singularidade. O reconhecimento de que cada pessoa tem uma experiência única e íntima durante o evento que organizamos, nos faz criar contextos propícios para que as pessoas encontrem espaço e tempo para viver o que desejam. O que o visitante quer experimentar ao participar de um evento? Algo único e sob medida para ele.

Precisamos parar de planejar eventos e começar a projetar espaços de experiências, onde as possibilidades e oportunidades de desenvolvimento pessoal são ilimitadas quando potencializadas pelo coletivo.

O organizador de eventos que compreende o princípio da singularidade passa a re-significar o propósito do seu evento e se torna um promotor de encontros. O papel dos eventos no século XXI é criar espaços, físicos e subjetivos, que facilitem conexões, interações, trocas e que captem e compartilhem a inteligência coletiva que está em construção no encontro dos participantes ao longo do evento.

Hoje, é preciso enxergar que o coletivo é formado por indivíduos e que devemos oferecer um ambiente enriquecedor para as necessidades de cada integrante de um grupo. Neste sentido o evento se torna uma plataforma offline de encontro, com o intuito de potencializar o público e de proporcionar aquilo que o mundo online não tem condições de dar.

Uma vez que a experiência individual é a protagonista da história, um evento para mil pessoas são, na verdade, mil eventos completamente diferentes. Já que seria impossível planejar uma experiência individual customizada para cada participante, precisamos apenas criar o espaço e os dispositivos para que as pessoas usem o evento da forma mais conveniente para elas.

O Facebook é uma plataforma aberta que disponibiliza às pessoas ferramentas e instrumentos para que elas usem da forma que quiserem. O mundo dos eventos pode aprender com o mundo das redes sociais uma lição importante: plataformas coletivas geram experiências individuais.

A palavra de ordem é integração. As conexões humanas são a alma dos eventos, por isso os encontros definitivamente precisam ser criativos na forma que potencializam as trocas entre os participantes. Precisamos repensar nossos modelos de congressos, exposições e feiras, bem como repensar o próprio destino.

O segmento MICE é um dos responsáveis por movimentar a cadeia produtiva de eventos, turismo e viagens. Caso o visitante viva experiências marcantes desde o momento em que chega ao destino, se locomove, se hospeda, come, bebe, visita lugares, explora a cidade, faz compras, participa de um evento, até o momento de deixar a cidade que o acolheu com hospitalidade, ele voltará a visitar e recomendará o destino e o evento que participou. Cabe aos destinos e eventos trabalharem juntos em ações integradas de hospitalidade para fazer a experiência do visitante singular e significativa.


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter