Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Janeiro/2015 - Toni Sando

Tendência em eventos

O que faz alguém viajar 20 mil km para chegar à sede da Copa do Mundo? Ou esperar 72h numa fila para assistir a um show? Ou ainda, participar de um evento de 144h de duração, como é a Campus Party? Todos os participantes desses eventos têm pelo menos uma coisa em comum: querem fazer parte da história.

São muito os tipos de eventos: espetáculo, experiência, de conteúdo, de negócio... e eles também têm algo em comum: a necessidade de encantar o participante. Desafio este que só aumenta com o passar dos anos.

É claro que o sucesso de um evento depende também do destino. Marshall McLuhan dizia que "o meio é a mensagem". Para nós, o destino é o meio e ele faz parte da mensagem que o evento quer passar. Com o encantamento, alma e hospitalidade do destino, é preciso dar continuidade ao trabalho de gerar a experiência ao participante. E, para isso, há uma série de tendências que os profissionais de eventos devem seguir para atingir as suas metas, seja em eventos de reuniões, de incentivo, congressos e exibições.

"Mais com menos" virou regra. Como os eventos estão ficando cada vez mais segmentados, se tornou uma tendência que o orçamento seja limitado. Como a expectativa do sucesso continua a mesma, o uso de criatividade, tecnologia e redes sociais toma um papel importante para superar os resultados esperados.

Há diversas formas de utilizar a criatividade como solução em eventos. Com o Gamification, por exemplo, que é quando se traz elementos de jogos (pontuação, ranking, etc) para comunicar; e com o Storytelling, quando se utiliza da literatura (personagens , enredos e mais), para contar uma história e envolver o participante.

Mesmo com o avanço da tecnologia e internet, é certo que os eventos físicos continuarão a existir, com sua relevância sempre em alta. Entretanto, cresce o formato de eventos híbridos, que só acontecem on-line ou de forma mista. Cabe ao profissional aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para expandir as ideias discutidas em seu evento.

Neste ponto, as redes sociais e suas ferramentas se tornam plataformas essenciais, bastando escolher qual atende melhor à demanda do evento. O bom uso de hashtags para facilitar a pesquisa do conteúdo e o encontro de pessoas, marcação de perfil em fotos, checkin promocional, concursos culturais, interatividade, vídeos compartilháveis, cabines fotográficas, são apenas alguns exemplos.

Mesmo assim, é preciso saber dosar o uso da tecnologia. Por mais que os aplicativos móveis de eventos sejam completos, com programação, mapas interativos, conteúdo exclusivo, ainda não é de costume do brasileiro fazer seu uso pleno. Por isso, o material impresso em uma feira continua importante para que seus visitantes se localizem e se programem melhor.

Um evento precisa ser uma experiência marcante, deve ser orgânico, feito por pessoas para pessoas. Hoje, grande parte do conteúdo de fato se encontra na internet, em livros, cursos... O evento fica com a missão de gerar curiosidade, introduzir assuntos e produtos que, posteriormente, as pessoas possam se aprofundar. O encontro, em si, é para impactar, marcar e cruzar as vidas dos participantes.

Viver um evento é manter um evento vivo!


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter