Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Agosto/2016 - Toni Sando

Bem receber para receber sempre

Em tempos de crise, alta competitividade, novos comportamentos do consumidor, os detalhes podem ser definitivos para o sucesso de uma empresa. E detalhe tem a ver com um conceito muito trabalhado em turismo, eventos e viagens: o bem receber.

Recentemente, participei do MPI Lamec, conferência latino-americana que reúne a maior comunidade de estrategistas e pensadores do setor de eventos. Tive a oportunidade de compor o painel com Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, responsável pela Comic Con Experience, maior evento voltado para o público geek. Nele, o executivo mostrou como é importante extrapolar a experiência para além dos dias de realização do evento. É preciso pensar em tudo: o que o visitante deve sentir a partir do momento em que ele compra o ingresso, com opções de voos e quartos tematizados, ingressos a R$70, parcelados em 10 vezes, ou a R$6.000 à vista, conteúdo personalizado, comunicação, clareza de informações e muito mais. Resultado desse trabalho, o encontro, em sua segunda edição realizada em 2015, já se tornou a terceira maior Comic Con do mundo.

Também se destacou a apresentação de Luiz Eurico Klotz, Presidente da SFX Brasil e organizador da Tomorrowland Brasil. Ele mostrou como tornar a paixão pela música, moda e comportamento em uma experiência que só cresce no planeta todo, em um evento onde tudo é pensado nos mínimos detalhes: desde o anúncio da edição brasileira até na construção do palco-arena. Durante o MPI Lamec, também foi realizado o II UneCongresso, encontro da UNEDESTINOS, que discutiu o setor e apresentou o balanço das atividades da entidade.

Bem receber. O segmento MICE também depende dele. O primeiro Café de Relacionamento do SPCVB de 2016, realizado em julho, abordou esse assunto igualmente. Ricardo Pomeranz, copresidente da Rapp Brasil, falou sobre a hospitalidade na era digital. O objeto não foi escolhido ao acaso. Se há pouco tempo a atividade que exige o “calor humano” estava segura do extermínio por meio das tecnologias emergentes e de novos entrantes digitais, hoje, a realidade não é mais a mesma. Esse tempo chegou ao fim. Redes sociais, sites, aplicativos, realidade virtual, gadgets, vestíveis e outros estão cada vez mais humanizados, incorporando de vez a experiência do visitante. A atividade humana ainda está em seu porto seguro, desde que os detalhes e o bem receber estejam em nível estratégico dentro das empresas.

Realizar um evento é uma atividade de inúmeras camadas. E o bem receber está em todas elas. A comunicação de um destino; o caminho entre o hotel ou aeroporto até o local do evento; o engajamento dos profissionais do “primeiro contato”, como taxistas, manobristas, recepcionistas, guardas de trânsito e garçons; a chegada e tratamento no hotel; a resolução de problemas; e a paixão dos moradores pelo próprio destino. Afinal, o melhor do Brasil é o brasileiro.

Um pequeno detalhe pode comprometer toda uma experiência. E o que fica marcado é o destino. Quem traz um novo evento para uma cidade não é apenas determinado hotel, ou certo centro de convenções, ou ainda um restaurante específico. É o destino, vendido como um todo e capaz de oferecer uma experiência 360º. E detalhes são de responsabilidade de todos.


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter