Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Julho/2016 - Toni Sando

Não está tranquilo, mas pode estar favorável

Oportunidade na crise é assunto constante para quem sempre enxerga o copo meio cheio ou para escritores de best sellers do mundo corporativo. Mas, no dia a dia, como ela funciona? Antes de entender a prática, é preciso conhecer a teoria. De acordo com o dicionário, oportunidade é a “circunstância ideal, adequada ou favorável”. Ou seja, oportunidade é contexto.

Então, falemos de contexto. No nosso setor, o Brasil segue em queda em eventos internacionais, conforme reportado no ranking da ICCA 2015, International Congress and Convention Association, mais importante entidade de banco de dados de eventos no mundo. O País saiu do top 10 e figura a 11ª colocação. São Paulo, em contrapartida, subiu cinco posições, indo da 34ª a 29ª posição, sendo responsável por 26,71% dos eventos desse perfil no País. O contexto é de movimento, de mudanças e de altos e baixos.

Um levantamento do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), que analisou 30 grandes eventos do calendário da cidade entre 2013 e 2015, mostrou que 93% deles trocaram de local de realização (sem trocar a cidade), sendo que, desses, 40% trocaram o fizeram duas vezes, em 2014 e 2015. O contexto é de competitividade.

Neste mesmo levantamento, foram analisadas a quantidade de eventos contra a quantidade de visitantes em oito grandes espaços para eventos nos últimos três anos. O resultado reforçou uma tendência já muito falada: os eventos seguem acontecendo (até aumentam em quantidade), mas com um público mais selecionado. O contexto é de adaptação.

A oportunidade está nos olhos de quem vê. Mas também está na ação e no trabalho conjunto. Seu sucesso depende dos processos praticados pelo profissional ou empresa. No caso do SPCVB, oportunidade é encarada como um serviço.

O trabalho de captação e apoio a eventos nacionais e internacionais realizado pela entidade gera a seus associados as conhecidas "Oportunidades de Negócios" (ONs). A realização e o processo de captação de um evento exigem produtos e serviços de diversos tipos de fornecedores. A cada necessidade, o SPCVB gera uma ON e dispara a seus associados para que, diretamente com os responsáveis pelo evento, negociem a demanda. É direto e objetivo, cabendo ao associado construir laços e oferecer o melhor custo-benefício. Não há comissão ao SPCVB, uma vez que sua renda vem exclusivamente do Room Tax (contribuição facultativa paga por hóspede por diária nos hotéis associados), mensalidade de mantenedores e ações de marketing.

Em 2016, as áreas de Eventos Nacional e Internacional da entidade geraram 1.451 disparos de Oportunidades de Negócios, com destaque para os segmentos Hotéis, Organizadores de Eventos, Bares e Restaurantes e Centros de Convenções. O contexto é de encarar cada chance como uma grande chance de fechar novos negócios.

Não há salvador da pátria, afinal, oportunidades não se concretizam sozinhas. Mas as direções estão dadas: real desvalorizado pode favorecer o turismo doméstico; dólar em alta para atração de mais visitantes estrangeiros; eventos captados para gerar um maior desenvolvimento econômico do destino como um todo; e mais, como a liberação da necessidade do visto, grande exposição de mídia devido aos eventos esportivos mundiais etc. Ou seja, o contexto está dado e é de fazer acontecer.


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter