Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Outubro/2015 - Toni Sando

Aumenta a quantidade de eventos em São Paulo

São Paulo reforça sua posição como capital latino-americana dos eventos: levantamento recente realizado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) aponta que, comparando janeiro a agosto de 2013 e 2014 com o mesmo período deste ano, em 2015 tem-se realizado mais feiras, congressos, simpósios, exposições e demais encontros nos 15 principais centros de convenções e espaço para eventos da cidade. De acordo com a pesquisa, ainda parcial, este ano já foram realizados 10% mais eventos que em 2013, e 9,75% mais que em 2014. Os números são obtidos pelo núcleo de Comunicação e Pesquisa do SPCVB, a partir de informações divulgadas pelos promotores e realizadores dos eventos.

Em relação aos visitantes, os eventos de 2015 tiveram uma leve queda de 0,95% se comparado com o ano anterior, mas, em contrapartida, um aumento de 15,48% se comparado com 2013. Os números podem ser alterados até o resultado definitivo da pesquisa, que será lançada no próximo São Paulo Em Números, publicação semestral do SPCVB exclusiva para associados, uma vez que são feitos cadastros retroativos.

Percebe-se uma tendência oriunda do atual contexto econômico do País: o aumento na quantidade de eventos ao passo que se recua na de visitantes, ainda que os números de 2015 sejam maiores dos que os de 2013. Isso ocorre, pois, independente do cenário da economia, os eventos precisam ser realizados, sejam eles associativos captados com o apoio do SPCVB, sejam do calendário fixo da cidade. Como forma de assertividade, tem-se optado por um público mais selecionado e focado, onde empresas, que outrora mandavam cinco representantes para participarem das feiras, hoje, enviam apenas um. A diminuição dos valores de patrocínio e do tempo para viagens também explicam esse fenômeno.

Todas as regiões de São Paulo: Berrini, Centro & Zona Norte, Itaim & Faria Lima, Ibirapuera & Moema e Paulista & Jardins, apontaram crescimento no número de eventos no período analisado. Fazendo um recorte nas três últimas edições da principais feiras da cidade realizadas em um mesmo local, 43% aumentaram em participantes, 14% mantiveram e 43% recuaram. Vale destacar também os investimento para novos espaços, pequenos ou modulares, como em hotéis, que têm distribuído o número de participantes pelos eventos realizados.

O contexto traz a oportunidade para os expositores de feiras refinarem a experiência dos visitantes, com tratamentos especiais que resultam em grande movimentação econômica. Exemplo disso são as feiras de franquias, que em uma única edição chega a movimentar mais de R$520 milhões. "Mais com menos" virou regra e, como os eventos estão ficando mais segmentados, se tornou uma tendência um orçamento mais limitado. Como a expectativa do sucesso continua a mesma, o uso de criatividade, tecnologia e redes sociais assume um papel importante para superar os resultados esperados.

São Paulo segue se preparando para se desenvolver ainda mais, a exemplo das expansões e modernizações que vêm ocorrendo nos grandes centros de convenções e espaço para eventos. No último ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), a capital paulista ficou como a cidade número 1 do Brasil e 3ª das Américas como destino que mais recebe eventos internacionais, consolidando sua vocação para a realização de encontros, seja em tempos de crise ou não.


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter